Artigos Acadêmicos

01: Estudo de uma empresa do setor de games - a Napalm Studio

Autores: André Souza, Thiago Bulhões, Marta Bez, Fernando Stahnke

 

Resumo: Este artigo apresenta como tema a realidade encontrada em uma empresa do setor criativo - Napalm Studios - desenvolvedora de jogos. É contextualizado o mercado dos jogos, demonstrando o grande potencial deste setor criativo. Apresenta-se um histórico de evolução da empresa desde o seu surgimento, os problemas encontrados e a perspectiva de uso do sistema Rainforest para criar um ecossistema eficiente em uma empresa criativa. Como resultado, com base na experiência vivida e nos estudos realizados, apresenta-se uma proposta de boas práticas a serem seguidas para um melhor posicionamento das empresas do setor, superando as dificuldades, principalmente de gestão de pessoal e administração de pessoas que trabalham nesta área.

 

 

 

Palavras chave: Indústria Criativa, Posicionamento empresarial, Jogos

 

Link do Artigo Completo

02: Narrativa de Suspense: O Game Silent Hill

 

 

 

 

 

Autores: André Souza, Fernando Stahnke, Marta Bez, Vitor Valadares

 

Resumo

O presente artigo tem como tema a narrativa contida nos jogos digitais de horror. Os games herdam o sistema narrativo da literatura e do cinema, que serviu também de base para os aspectos visuais e sonoros. Contudo, ao fazer parte de um sistema de interação, os games potencializam estes aspectos e são capazes de entregar uma experiência onde o usuário é muito mais ativo, tendo uma importante participação na construção do universo ficcional. O objetivo deste trabalho foi verificar como o gênero horror se expressa através da narrativa no game “Silent Hill” [2015]. Como resultado são identificados elementos da narrativa, assim como suas formas de apresentação e suas principais características.

 

 

 

Palavras chave: Narrativa. Imersão. Jogos de Suspense. Jogos Digitais, Silent Hill

 

 

Link do Artigo Completo

03: O Advergame Aurora Aventuras

 

 

 

 

 

 

Autores: André Souza da Silva, Thiago Muradas Bulhões, Marta Bez

 

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento do advergame Aurora Aventuras, com foco na distribuição de tarefas de cada profissional que atuou no processo. Este é um jogo desenvolvido pela Napalm Studio para a Vinícola Aurora. O jogo possui versão web e mobile e já conta com uma alta quantidade de download.

 

Palavras chave: Advergame. Processo de desenvolvimento. Aurora. Napalm Studio.

 

Link do Artigo Completo

04: Tramontina Trotter Race

 

 

 

Autores: Thiago Muradas Bulhões, André Souza da Silva, Marta Bez

 

Resumo

O artigo apresenta o desenvolvimento e relacionamento com o cliente do advergame Tramontina Trotter Race, com ênfase na interação do consumidor com a marca e produto explorado. O jogo possui versão mobile e foi desenvolvido pela Napalm Studio. Atualmente conta com uma alta quantidade de downloads.

 

Palavras chave: Advergame. Desenvolvimento. Tramontina. Napalm Studio.

 

 

Link do Artigo Completo